O Sistema de Airbag, entenda.
- ricardoairbag
- 4 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Fique por dentro do sistema de airbag que é responsável pela sua segurança no interior do veículo.
Texto: Bárbara Lira
A partir do dia 1º de janeiro de 2010 o sistema de airbag em veículos 0 km passou a ser obrigatório no Brasil. Segundo a lei, o item de segurança é indispensável não só para o motorista, mas também para o passageiro do banco dianteiro. O processo de acionamento desse item de segurança é inteligente, por isso, antes de funcionar, o sistema de airbags considera uma série de parâmetros do veículo, como: desaceleração repentina, velocidade e peso dos passageiros. Em um choque menos grave, ou quando houver uma pessoa mais baixa e leve, o airbag pode inflar em uma velocidade menor, por exemplo.
Outro ponto a ser observado é que, através de sensores que trabalham junto ao airbag, em uma colisão, o carro só irá inflar as bolsas necessárias. Por exemplo: em uma batida traseira, não faz sentido acionar as bolsas frontais. Isso, porque, além de não oferecerem proteção alguma nesse tipo de acidente, vão prejudicar o controle do carro pelo motorista, atrapalhando o uso do volante e a visão.
Tipos de Airbag

Duplo frontal: O tipo obrigatório e o mais comum. Normalmente, as bolsas ficam dentro do volante e no painel em frente ao banco do carona. Nesse caso, tem a função de proteger o peito do motorista\passageiro;
Cortina: Nesse modelo, a bolsa de ar sai da lateral superior do carro e cobre toda a janela do veículo. Dessa forma, o sistema diminui impactos na cabeça em acidentes laterais e ajuda a proteger os ocupantes de possíveis cacos de vidro;
Lateral: Essa categoria tem como objetivo salvar a parte lateral do corpo dos ocupantes do veículo. A proteção sai da parte do lado dos bancos dianteiros;
Central: O airbag central é um mecanismo que fica acoplado entre os bancos dianteiros e tem como função evitar que os passageiros se choquem entre si durante um acidente;
Traseiro: Essa bolsa entra em ação durante um impacto traseiro e é inflada nos contornos dos encostos do banco de trás para proteger as cabeças dos ocupantes;
Teto: Uma novidade trazida pela Hyundai, o airbag de teto promete que os passageiros, que estejam em carros com teto solar, não se cortem ou sejam arremessados para fora do veículo em caso de possível capotamento;
Airbag de Cinto: Essa tecnologia – que também é recente – basicamente envolve o cinto de segurança com uma bolsa de ar durante um acidente. Ela ajuda na diminuição da força do impacto sobre o corpo;
Airbag de Joelho: As bolsas frontais protetoras de joelhos ainda são pouco conhecidas no Brasil. Com um nome quase autoexplicativo, elas têm como função principal proteger as pernas do motorista do impacto contra a coluna de direção do veículo no caso de acidentes mais fortes;
No Capô: Outro apresentado nesta década e ainda pouco usual é o airbag de capô, que fica na base do para-brisa do veículo. Ele é acionado apenas em caso de atropelamentos, impedindo o choque do pedestre contra o veículo.
Como funciona o sistema de airbag do meu veículo?
Esse acessório é composto por uma série de equipamentos, além dos grandes protagonistas: bolsa de ar e o insuflador. Na verdade, o cérebro do airbag é composto por sensores e o módulo, que são responsáveis por medir a pressão aplicada nos freios durante a frenagem, a velocidade das rodas e as condições dos ocupantes nos assentos.
Esses sensores enviam sinais para a unidade de controle do airbag (o módulo) que, por sua vez, analisa as informações e, a partir daí, promove algumas ações, como: travar automaticamente as portas do veículo e cintos de segurança, acionar ou não o airbag do motorista, do passageiro e/ou os laterais.
Caso o airbag seja acionado, os sensores informam ao gerador de gás do insuflador para que a bolsa de ar entre em ação. A capa, que tem espessura de 2 a 3 mm, é feita com um material especial que segura o rompimento do material, e se abre em diversas partes a partir do centro. Daí para frente, a bolsa de ar começa a se esvaziar pelos furos posicionados em sua lateral ou em sua traseira, e já pode absorver o impacto do ocupante.
Pode parecer um longo trabalho, mas toda a operação dura aproximadamente 30 milésimos de segundo. Fonte: https://www.instacarro.com/blog/tecnologia-automotiva/como-funciona-o-airbag/
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